REVISÃO, UMA PROPOSTA

Podemos saber, anotar e nada mudar em nós. 

1) Tenhamos coerência.

Ivan: "Há necessidade de ser coerentes. A coerência não pergunta se gostaste da mensagem, se te trouxe emoções, mas pergunta se mudou alguma coisa em tua vida.

Jeremias profetizou no tempo do rei Jozias, que com 8 anos passou a reinar, com 12 anos mudou muitas coisas em Israel, com 16 anos fez uma revolução total em Israel para uma limpeza da nação, abominando o que desagrada a Deus.

Jeremias 6:13-16

porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o SENHOR. Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.

2) É PRECISO REVISAR E VER COMO ESTAMOS, PARA MUDAR.

2 Coríntios 5:14-15

Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

3) NÃO SÓ A OBRA DE JESUS, SUA MORTE E RESSURREIÇÃO É IMPACTANTE EM NOSSA VIDA, MAS ELE NOS INTRODUZIU NO SEU PROPÓSITO ETERNO.

Não apenas como expectadores, ou alguém passivo nesta grande família, mas fazer parte desta grande empresa de Deus. Isto é muito grande e não merecemos.

O que devemos é revisar nossas vidas.

O que é revisar?

É fazer um exame de nós mesmos que nos dê a oportunidade de corrigir, de reparar. Não é só revisar para ver o que está mal, mas para ter um tempo para corrigir e reparar o que está mal. Fazer um auto-exame de nós mesmos. Cada um de nós.

Revisar não aparece nas traduções de língua latina, como "Reina Valera" e "João Ferreira de Almeida".

Temos sinônimos de revisar. Exemplos: 

EXAMINAR-

Salmo 26:2- Salmos 26:2

Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.

Salmos 139:23-24

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Provérbios 4:26

Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.

1 Coríntios 11:28-29

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.

1 Coríntios 11:31-32

Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

2 Coríntios 13:5

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Lamentações 3:40

Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR.

João 5:39

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

Salmos 17:3

Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride.

A FORMA DE REVISAR

OLHANDO PARA SI MESMO.

Marcos 13:33

Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo.

Lucas 12:15

Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

Lucas 21:34

Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.

Colossenses 2:8

A advertência contra falsos ensinos. A divindade de Cristo e a sua obra redentora

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

 

5 RAZÕES PELAS QUAIS NÃO EXAMINAMOS A NOSSA VIDA

1ª) Está tudo bem, não tenho nada que examinar. Se há conflitos, a culpa é dos irmãos ou do diabo. As vezes a culpa é das circunstâncias difíceis ou do chamado de atenção de Deus

Este está doente pelo seu orgulho e o cega. Cedo ou tarde virá um choque violento.

2ª) sabemos, no nosso interior, que nem tudo está bem. HÁ uma simulação , fingimento, não é uma cegueira. Nos contentamos em ser agradáveis aos homens, escondendo nossa verdadeira condição. A hipocrisia cresce como tumor cheio de pus, até que rebente, mostrando a todos o vergonhoso estado do nosso interior.

3ª) As vezes estamos resignados no nosso declive espiritual. A nossa decadência está sendo percebida por todos. Até confessamos o nosso estado interior, no que falamos e no que fazemos. Há uma frustração e uma desconfiança no poder de Deus.

Precisamos da ajuda dos irmãos e preciso deixar que os irmãos me ajudem. Se não, seguiremos escorregando até sermos devorados pelo mundo.

4ª) outras vezes a nossa condição é de nos compararmos com outros irmãos, mas aqueles irmãos que não estão bem espiritualmente. Não é que estamos bem, mas que quando olhamos para certos irmãos que nos cercam vemos que estamos melhor que eles. Pelo menos no nosso modo de julgar as coisas. E podemos estar certos disso. Mas, a nossa referência não são os irmãos e sim a pessoa de nosso Senhor Jesus. Fomos chamados para sermos imitadores de Jesus. Ele é nossa referência.

Na medida que continuamos a nossa queda espiritual mudamos a nossa referência, pois, pode ser que alguns nos ultrapassaram na vida espiritual. Tenho que estar melhor que algum para poder me revisar. Já estamos na ante-sala da morte espiritual.

5ª) Vejo os meus avanços, mas não consigo ver o que me falta. Perco o entusiasmo por tudo o que edifica. Me contento em não ter que voltar atrás. Sabemos que se não avançamos em nossa vida em Cristo, estou retrocedendo porque o reino de Deus é dinâmico, sempre avança contra as trevas até ser dia perfeito.

 

EM QUE ÁREAS DA MINHA VIDA DEVO REVISAR? 

1º) No Meu Interior, na comunhão com Deus. 

Não significa ter uma vida de oração, ou jejum, ou falar em línguas, ou ter uma experiência com Deus. A questão é se sinto gozo em estar na presença do Senhor, estar com ele, em minha vida estar enamorado de Jesus. Como Maria, aos pés do Senhor, para beber dele.

Revisar nossos pensamentos. Mc 15:18

O Sermão do monte, se alguém se ira contra o seu irmão.

O que olha para uma mulher com intenção impura no seu coração.

Paulo diz em Filipenses 4:7- o que é puro, o que é de boa fama, o que dá glória a Deus, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Isto não é o que os outros vem, mas Deus vê.

As nossa emoções, em nosso interior. Se mudam as circunstâncias muda o nosso humor, o nosso ânimo. Se somos governados pelas circunstâncias, isto revela que não temos confiança em Deus, falta descansar em Deus.

Revisar nossas motivações, que glória estou buscando, a dos homens ou a de Deus? Por que ajudo? Por que discipulo? Alegro-me com as vitórias dos irmãos? Ou tenho inveja?

 

2º) O NOSSO FALAR

REFLETE O que há no interior. Do coração procedem os maus pensamentos, os adultérios, os assassinatos, as blasfêmias etc. A boca fala do que está cheio o coração. Lc 6:45

Não reine o pecado ... Usem os membros do vosso corpo para justiça. Romanos 6

Tiago 3:10-12

De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco, a fonte de água salgada pode dar água doce.

A crítica oculta, sem que o outro o saiba é maledicência, e é pecado. Porque essa crítica menospreza.

Chocarrices, ironias, apelidos, buling, jactâncias, não agrada a Deus.

A língua deve ser usada com instrumento de justiça, de louvor, de adoração a Deus. Devemos falar palavras de graça, proclamando o reino, edificando com graça.

 

3º) O nosso caráter. A palavra Karaten, em grego, significa uma marca que se coloca nos animais para distinguir o seu proprietário. Um ferro com o sinal da marca é aquecido e apertado no lombo do animal para que fixe a marca do seu dono.

Caráter é a marca da nossa vida, que diz a quem pertencemos, de quem somos.

Caráter é o comportamento típico do indivíduo determinado por suas qualidades morais.

A quem pertencemos? A Cristo e ao seu reino.

 

Falhas de caráter :

1- Ira, irascível

2- não assumir responsabilidade

3- ser sábio em sua própria opinião. Impor a sua opinião.

4- ser irônico 

5- ser egocêntrico

6- ser competitivo

7- ser muito influenciado pelo seu estado de ânimo.

8- Pensamento sem controle.

9- falta de controle na comida.

10- falta de controle no sono.

11- excessiva ansiedade. Fp 4:9

4º) relações familiares, como está esse ambiente?

Há alegria, se desfruta da presença de Deus? 

Como está nosso casamento? Há comunicação? Os papéis estão certos? O homem é o cabeça?  Ou é cabeçudo? Trás proteção, provisão, considera a esposa como vaso mais frágil? Há oração? 
Há sujeição? Honra o marido? É AJUDADORA idônea? 

Pais e filhos- relacionam, estão sempre juntos? 
Há equilíbrio entre ternura e disciplina? São pais ou são sargentos?
Discipulam os filhos em casa? Não terceirizar. 

( Biografia de John Wesley- Suzana Wesley, a mãe, até os cinco anos as crianças eram instruídas por ela, 6 horas no quarto, para no primeiro dia aprender o abecedário. Lia com eles o livro de Gênesis e com três meses já sabiam ler. Ela marcou a vida e seus filhos. )
Pais discipulam até que sejam pastores ( Eliseu). 

O pai não deixe o filho. Os pais devem ser Atalaias para os filhos, avisando quando e donde vem o perigo.
Estamos assustados quando vemos que multidão de jovens adolescentes estão abandonando o Senhor. Os pais não preparam os filhos e o mundo os engole.

Marcos Moraes comentou sobre "A Torre de Babel até a tecnologia" . Deu um exemplo que aconteceu em Recife, quando um pai levou seu filho de 6 anos ao zoológico, e pouco se importou com o perigo de se aproximar muito dos animas. Um leão pegou o seu menino pelo braço e o arrastou para dentro da jaula, e nada mais pode fazer. O final foi muito triste.
Até onde podemos ir para o perigo? Façamos a torre de vigia bem alto, para ver de longe, se o inimigo está vindo.
Os filhos devem ter um correto testemunho diante de Deus. Isto é o que agrada a Deus. 
Honra teu pai e a tua mãe, para que te vá bem, sujeitai-vos, obedecei.

 

5º) O NOSSO TESTEMUNHO- " sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." 1Pe 1:15
Acontece que hoje, em lugares que se diz igreja, jovens saem da reunião e vão para as boates, jovens noivos vão viver juntos para provar se devem casar.
Não tenhamos uma postura legalista, mas uma postura de ódio ao pecado.
Amizade com o mundo é adultério espiritual.

Como somos no trabalho? Na escola? No bairro, somos testemunhas de Cristo? E no manejo das finanças, imitamos o mundo, que se endivida?


6º) A OBRA QUE FAZEMOS PARA O SENHOR.
É O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS O MOTOR QUE NOS MOVE A FAZER A OBRA PARA DEUS?

O que fazemos para o Senhor coopera com o projeto de uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus? Ou é um ativismo?
Minha comissão é a que Jesus deu?
Estamos fazendo discípulos? Ef 4:11-16
Exercemos o sacerdócio?

Hebreus 2:1-4

O perigo da negligência
​Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

 

Please reload

REVISÃO, UMA PROPOSTA

1/3
Please reload

© Discípulos em Rio Preto / Todos os direitos reservados

LINKS

CONTATOS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Diego Martinez

E-mail: diegoumperez@hotmail.com

Carlos Ferreira

E-mail: carlosescrit@hotmail.com

Ricardo Rodrigues

E-mail: ricardo3lll@hotmail.com